Estudos IAT, Vol. 2, No 1 (2012)

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A atuação do psicólogo na rede pública baiana de educação frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações

Lygia de Sousa Viégas

Resumo


O presente artigo apresenta a pesquisa “A atuação do psicólogo na rede pública baiana de educação frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações”. Realizada em sete estados brasileiros, a pesquisa produziu um levantamento dos municípios que possuem psicólogos na rede pública de ensino, convidando tais profissionais a preencher um questionário, a fim de identificar suas práticas e concepções subjacentes. A análise dos dados indica que, na Bahia, os psicólogos participantes tendem ao modelo clínico de atuação no processo de escolarização. Tal situação indica que a formação em psicologia escolar e educacional dominante na Bahia não acompanhou as mudanças recentes na área, na direção de uma compreensão crítica do fenômeno educativo.


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ISSN 2178-2962